Briefing - Fundamental na Comunicação Social
Em qualquer propaganda que eu tenho o prazer de participar, sempre gosto de olhar o briefing, mesmo que outros integrantes da agência já tenham me passado vários outros documentos e idéias.
Gosto do Briefing em si pois ele é feito pelo cliente. Sempre encontro informações importantes pra poder colocar algumas coisas na direção de arte incorporada na arte da propaganda.
Tento, na medida do possível, saber o que motivou o cliente a ter lançado o produto/serviço no mercado. Não se trata de ser a favor ou contra, mas sim de apoiar com as técnicas visuais a idéia que surgiu de alguma crença de que aquilo dará certo.
Outro aspecto importante é que, nós publicitários somos ótimos em transmitir mensagens, mas temos muito mais trabalho que os jornalistas - claro que não estou desmerecendo suas funções - mas o jornalista apenas informa e nós, obviamente, temos que informar e convencer e isso, como pode ser notado, dá um pouco mais de trabalho.
Olhar o briefing com carinho é respeitar seu cliente, é fazer sua idéia crescer, pois ali você encontra argumentos que ele próprio alimentará com suas idéias e inovações.
Na minha mesa solicito sempre todos os documentos, inclusive o briefing original redigido pelo solicitante da campanha.
Artigo Escrito por: Maiquel Verbaccione - Créditos logo abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário