"Entre os veículos de comunicação em massa, sobretudo a TV Aberta, o que era veiculado era quase uma lei de consumo"
O Consumo nos anos 90 era dirigido pelas propagandas na TV, no rádio, no jornal e na revista principalmente. Claro que o veículo esmagador era a Televisão. A TV a cabo não era tão popular no Brasil e a maioria da população assistia fielmente as novelas e telejornais dos canais de TV Aberta.
Incrivelmente, todas as crianças e os adultos tinham muitos produtos em comum. Se for perguntado para alguém que teve a infância entre os anos 80/90 sobre quais brinquedos tinham, a resposta será provavelmente a mesma.
- Abaixo alguns exemplos de brinquedos:
|
Mola Maluca |
|
Super Nintendo |
|
Tamagochi |
- Alguns produtos de consumo:
|
Copão da Coca Cola e brindes |
|
Cosméticos |
|
Produtps anos 90 |
Milhões de dólares foram investidos na produção desses produtos e uma grande margem de lucro foi faturado por todas as empresas envolvidas. Fornecedores, produtores, revendedores,publicitários e as próprias empresas de comunicação tiveram um crescimento expressivo durante esse todo período.
Há de se admirar até hoje o trabalho de distribuição e logística feito nas décadas de 80 e 90, pois, o consumo era tão alto e, mesmo assim, não havia escassez de produtos para a demanda crescente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário